Câncer de pele

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Outro tipo de câncer de pele, porém mais agressivo, é o melanoma. O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Imagem Câncer de pele

Tratamento

Há diversas opções terapêuticas e a modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença. Para o tratamento do câncer da pele não-melanoma, pode-se realizar cirurgia excisional, curetagem, criocirurgia, cirugia Micrográfica de Mohs, terapia fotodinâmica. Para tratamento do melanoma, as opções terapêuticas mais utilizadas são a cirurgia excisional e a cirurgia Micrográfica de Mohs.

Fonte: SBD

Ficou com alguma dúvida?

Agende uma consulta para que a Dra. Fernanda Brito possa esclarecer suas dúvidas!

Ícone calendário Agende uma Consulta